Sindalcool participa do principal evento do setor de etanol de milho da América Latina
Associados da entidade apresentaram perspectivas e experiências do etanol de milho no Brasil
O Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool) participou nesta semana da 8ª edição do TECO Latin America 2022, realizada em São Paulo. O evento, que é o principal do setor de etanol de milho na América Latina, apresenta as principais tendências, desafios e oportunidades do mercado.
A ação reuniu representantes do segmento para tratar de desenvolvimento industrial, preservação de recursos naturais e construção de um futuro mais sustentável. “É uma oportunidade onde conseguimos abordar aspectos de mercado, perspectivas e novas tecnologias”, pontua o Presidente do Sindalcool, Silvio Rangel.
As discussões do encontro foram divididas em três temas principais, que são tendências econômicas e tecnológicas, economia da planta e excelência operacional. Temáticas essas, que conforme pontua a diretora executiva do Sindalcool, sempre estão pautadas na produção sustentável.
“As novas tecnologias têm o objetivo de aumentar a produtividade para garantir um maior equilíbrio econômico para as empresas, além de proporcionar um maior fornecimento, tanto de etanol, quanto de DDG e óleo vegetal. Tudo isso com mais sustentabilidade e mais investimentos na área social”, explica Rangel.
O Teco Latin American 2022 foi organizado pela empresa dinamarquesa Novozymes, que é líder em biotecnologia e na produção de enzimas de leveduras para o mercado de etanol de milho.
Perspectivas do etanol
A diretora executiva do Sindalcool, Lhais Sparvolli, participou do Teco Latin American como moderadora de uma das mesas de discussão e que tinha como tema central “as perspectivas do etanol de milho no Brasil”.
Nesta mesa, participou do debate o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco, que falou sobre o cenário e as estimativas do setor no Brasil. O Superintendente do IMEA, Cleiton Gauer, também integrou a discussão e apresentou um panorama dos principais indicadores para a indústria.
Por fim, Daniel Lopes, que é Vice-Presidente da FS Fueling Sustainability – primeira produtora de etanol de milho do Brasil – falou sobre a importância da sustentabilidade estar no centro da estratégia empresarial, mostrando as iniciativas que a empresa possui para se manter na vanguarda da tecnologia sustentável com amplos investimentos também em política social.
Em outro painel, o Presidente da empresa Usimat, Alfredo Scholl, apresentou como a modernização da tecnologia flex, iniciada em 2012, possibilitou com novos investimentos, mudar o nível de performance da produção da indústria, possibilitando uma diversificação da produção, redução de resíduos e maior agregação de valor ao produto.