Sindalcool amplia escopo do Canal de Denúncias, um dos pilares do Programa de Integridade

A ferramenta, além de ajudar a prevenir e identificar irregularidades, proporciona uma via de comunicação direta entre as empresas associadas, sociedade e a administração do Sindicato.

Em funcionamento desde fevereiro do corrente ano, o Canal de Denúncias do Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), consiste em uma ferramenta de comunicação direta entre associados, comunidade local, empresas terceirizadas, colaboradores e a administração do Sindicato.

Criado, originalmente, como uma ferramenta para receber e apurar denúncias de desconformidade do setor, passará a ser intitulado Canal da Ética, a fim de ampliar seu escopo. A intenção é que seja um canal aberto de comunicação para recebimento tanto de denúncias de desconformidade legal/ética, quanto sugestões de melhoria, reclamações e dúvidas.

A mudança está alinhada como o objetivo de possibilitar a melhoria contínua do Programa de Integridade, que visa atender de forma ética aos anseios da categoria, gerando um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para o setor sucroenergético.

Para assegurar o sigilo do denunciante de boa-fé, bem como protegê-lo de possíveis riscos de retaliações e garantir a privacidade dos dados, a ferramenta é gerenciada por uma empresa terceirizada, que pode ser acessada através do site do Sindalcool (https://sindalcoolmt.becompliance.com/canal-etica/canal-denuncias) ou pelo número 0800 591 3457.

A Compliance Officer do Sindalcool, Gabrielle Oliveira, explica que essa ferramenta representa mais uma das ações de transparência da entidade e atende aos propósitos do programa de Compliance desenvolvido pela atual gestão. “A ferramenta proporciona um ambiente de trabalho saudável, melhora o clima organizacional, fortalece a cultura de Compliance dentro do Sindicato, aumenta a confiança dos nossos colaboradores, associados e parceiros e possibilita que o sindicato esteja sempre alinhado com a ética, integridade e transparência”, detalha.

Efetividade

Um Canal de Ética bem estruturado, acaba servindo para monitoramento constante do Programa de Integridade, pois possibilita saber se está sendo efetivo ou não. Se as normas de conduta e políticas do Sindalcool estão claras para todas as partes interessadas, além de direcionar novas ações de melhoria a partir dos reportes identificados.

É uma ferramenta que deve fazer parte de todas as organizações. Seguindo boas práticas, esse canal pode ajudar na prevenção e identificação de inconformidades, contribuindo diretamente para o bom desenvolvimento da instituição.