🌱 Etanol e Alimentos: Uma Relação de Cooperação 🫱🏻🫲🏼, não de Competição 🚜
Você sabia que a produção de etanol contribui para o aumento na produção de proteína animal?
O etanol é um dos grandes aliados da indústria de alimentos. Vamos explicar como isso acontece.
Um dos principais motivos é o DDG (Grãos Secos de Destilaria), um ‘produto’ do milho utilizado na alimentação animal e que só é produzido por conta da fabricação do etanol. O DDG tem contribuído decisivamente para o crescimento de 24% na produção de carne bovina, queda de 6% na área de pastagem e diminuição na idade de abate do rebanho, de mais de 36 meses para menos de 24 meses, no estado do Mato Grosso. Isso acontece devido à qualidade do DDG utilizado na alimentação do rebanho. Além de bovinos, o DDG também serve para nutrição de suínos, aves, peixes e pets.
Na safra 2023/24, a produção de DDGE em Mato Grosso alcançou 2,12 milhões de toneladas, contra 1,6 milhão de toneladas no período anterior. Além do consumo interno, os principais mercados do DDG mato-grossense foram Minas Gerais (31,4%), seguido por São Paulo (14,7%), Paraná (12,6%), Goiás (11,6%) e Mato Grosso do Sul (10%), além do próprio consumo interno (35,5% da produção).
💡 No BIOIND MT, acreditamos que a bioenergia é uma aliada estratégica tanto para a produção de alimentos quanto para a sustentabilidade do nosso planeta.
#bioindmt #bioenergia #ddg