Cerimônia de Sanção da Lei do combustível do Futuro

Nesta segunda-feira (8), o presidente do Bioind MT, Silvio Rangel, participou da cerimônia de sanção da lei que cria o Combustível do Futuro, em Brasília. A assinatura aconteceu durante a Liderança Verde Brasil Expo, maior feira do país sobre tecnologias de descarbonização.

Este programa é um marco para a descarbonização da nossa matriz de transportes e mobilidade, abrindo novas oportunidades de negócios e de geração de emprego e renda, ampliando a participação de fontes renováveis.

“O Brasil inova em mecanismos regulatórios e estabelece condições para o país ser um dos líderes globais na transição energética e na agenda verde. O Mato Grosso é parte muito importante dessa transformação. Temos uma indústria de bioenergia sustentável, inovadora e competitiva. Podemos ser o posto de combustível sustentável do mundo”, afirma Silvio Rangel.

Segundo maior produtor de etanol do Brasil, o Mato Grosso lidera a oferta de etanol a partir do milho e está desenvolvendo novas tecnologias para descarbonização, como a captura e armazenamento de carbono — que gerará o primeiro etanol carbono negativo do mundo —, metanol verde e biometano. Além disso, a partir do etanol são produzidos derivados, como o DDG, que servem de insumo para a cadeia alimentar. “A produção de biocombustíveis é uma aliada da produção de alimentos”, explica Silvio.

Entre outras medidas, o Combustível do Futuro amplia de 22% para até 35% a adição de etanol na gasolina, introduz na nossa matriz o Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) e o diesel verde, e cria o marco regulatório para o CCS (captura e estocagem de carbono) e para o biometano.

💡 Na Bioind MT, acreditamos que inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas. Estamos comprometidos em liderar essa jornada rumo a um futuro mais verde e limpo para o Brasil e o mundo. 🌱🌿

#CombustívelDoFuturo #BioindMT #Sustentabilidade #Inovação #EnergiaRenovável #Descarbonização #Etanol #Biocombustíveis #SAF #MetanolVerde #Biometano