Etanol: produção deve crescer quase 15% em MT na safra 22/23, diz Sindalcool
Canal Rural – A produção de etanol em Mato Grosso deve crescer quase 15% na safra 2022/2023, saltando de 4,07 bilhões de litros produzidos na última temporada para 4,61 bilhões neste ciclo iniciado em abril. A estimativa é do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso.
Diretora-executiva do Sindalcool-MT, Lhais Sparvoli, explica os números projetados para esta safra. “Do lado da cana-de-açúcar, nós temos uma expectativa de melhora da produção, principalmente por conta das chuvas que favorecem as plantações. Além disso, nós temos novos investimentos sendo feitos no setor para o etanol de milho, o que já garante um aumento de produção. Os investimentos são em torno de R$ 6 bilhões para os próximos cinco anos”, afirma.
A produção de etanol de milho, aliás, tem sido o principal motivo do aumento da produção nos últimos anos. Nesta nova temporada, deve representar 78% do total produzido em Mato Grosso.
Para o presidente do Sindalcool-MT, Sílvio Rangel, o uso do milho como matéria-prima provoca modernização e consequentemente, uma nova fase da indústria bioenergética no estado. “A partir do etanol de milho, nasce uma indústria nova, mais moderna, agregando valor e produzindo mais. Além disso, gera maior agregação econômica ao valor do nosso produto como mais criação de empregos, superação na arrecadação de ICMS e muito mais”, conclui.
Leia a matéria completa no link: https://blogs.canalrural.com.br/canalruralmatogrosso/2022/04/07/etanol-producao-deve-crescer-quase-15-em-mt-na-safra-22-23-diz-sindalcool/